Acesso aos clientes

 
(11) 5506-8500
 

Controle de Ratos

Diferenciam-se das demais pragas, pois são mamíferos, apresentando maior tamanho e consequentemente é maior a quantidade de microorganismos (bactérias, vírus, etc.) que podem transportar como vetores mecânicos, ou transmitir através da saliva e urina. Por isso, o conhecimento da biologia e comportamento deste animal, que tão bem se adaptou a viver e competir com o homem é de grande importância para a periodicidade do tratamento a ser executado.

Os roedores pertencem à ordem rodentia, apresentando como características a presença de dois pares de dentes incisivos (maxilar superior e inferior), revestidos por uma camada de esmalte extremamente resistente capaz de roer tijolo, madeira, alumínio, chumbo, cimento. Além disto, estes animais apresentam grande habilidade em escalar, nadar, escavar e um bom equilíbrio. A maioria apresenta atividade noturna e habita regiões altas e escuras como o telhado, canaletas e cabos, esgotos abertos e fechados, apresentando também uma boa memória.

O aparecimento dos roedores, como de todas as pragas urbanas segue a regra dos 3 A, isto é, é consequência da disponibilidade de abrigo, água e alimento.

A presença de trilhas, galerias, ninheiras, manchas de gordura na parede, roeduras, tocas, rastros e fezes são instrumentos para identificar e estimar a população de ratos.

O Mus musculus, conhecido como camundongo, costuma habitar áreas internas, apresenta hábito noturno, tem em média dentre 6 a 9 cm, orelhas relativamente grandes em relação ao corpo, apresenta coloração que varia de cinza a castanho escuro (às vezes branco). Tem longevidade entre 10 meses a 12 meses, a gestação dura cerca de 19 dias, podendo ter uma ninhada de 6 filhotes e entra no cio 8 vezes ao ano. O Rattus norvegicus , ratazana ou rato de esgoto, chega a pesar cerca de 400 gramas, com 22cm de corpo e 11 cm de cauda, apresentando coloração castanho amarelado com alguns pelos pretos no dorso, ninhos e tocas no solo, são também excelentes nadadores, vivem em torno de 12 a 24 meses, a gestação dura em torno de 23 dias, e a ninhada apresenta cerca de 8 filhotes. O Rattus rattus, conhecido como rato preto ou rato de telhado, apresenta o focinho afilado, tem coloração que varia de cinza até preto, a sua cauda é maior que o corpo, mede cerca de 17 –20 cm, a gestação é de 22 dias, a ninhada de 7 filhotes e sua longevidade varia de 12 e 18 meses.

O curto período de gestação, o número de cios e filhotes, e a maturidade sexual (de 2 a 3 meses) justificam a velocidade do crescimento populacional. Por isto, o controle de roedores não deve estar fundamentado somente no uso de métodos químicos, e sim, unir as técnicas de manejo integrado, para que o resultado seja mais duradouro.

Para o controle serão utilizadas iscas rodenticidas, e/ou pó de contato em locais de difícil acesso.

A aplicação de iscas deve ser feita onde existam vestígios que indiquem a frequência dos roedores naquele local. Deve-se ressaltar que em alguns casos a isca não é consumida de imediato, como consequência do comportamento neofóbico de alguns roedores, sem que isto signifique que aquele ponto é inadequado.

O controle permanente exige um manejo do ambiente que crie dificuldades para os roedores obterem alimento e abrigo, pois a menor disponibilidade destes fatores aumentam a competição, a mortalidade diminuindo assim a natalidade, resultando em uma menor população sendo assim facilmente controlada com uma menor quantidade de produtos químicos. 

servicos ratos